quarta-feira, 25 de abril de 2012

D25-5_ED01_LI_Erik-Adriano

O MITO, SACI PERERÊ
Cascudo (1976) registra que foi em fins do século XVIII que apareceu o Saci, vindo do Sul, pelo Paraguai-Paraná, zona indicada como tendo sido o centro da dispersão dos Tupi-Guaranis. Outros afirmam que o Saci tenha surgido no século XIX. Concordam, porém, ao dizer tratar-se de uma evolução de uma historia indígena ao qual foram acrescentadas contribuições. Assim, inicialmente chamavam ele de Yaci Yaterê e seria um índio de uma só perna. Esse índio teria ganhado a cor negra como contribuição do africano e o nome de Saci. Daí teria o português colocado-lhe um gorro vermelho. Entretanto, para alguns, originariamente o Saci possuía duas pernas perfeitas. De região para região, de tempo em tempo, o Saci modifica sua aparência. Há relatos de Saci com calção ou mesmo nu, com duas pernas, de uma só perna ou com uma atrofiada. Câmara Cascudo (1989) faz sua descrição como sendo:
"pequeno negrinho, com uma só perna, carapuça vermelha na cabeça, que o faz encantado, ágil, astuto, amigo de fumar cachimbo, de entrançar as crinas dos animais, depois de extenuá-los em correrias, durante a noite, anuncia-se pelo assobio persistente e misterioso..."
As traquinagens feitas por ele, ocorridas em especial na zona rural, são sempre atribuídas ao Saci. Apaga a luz da lamparina, some a criança do berço, queima o arroz, azeda o feijão, coloca insetos na comida, troca o sal pelo açúcar. Rouba os ninhos das galinhas, deixa as porteiras abertas, assobia como o vento nas janelas e nas portas. Também invade casas, esconde objetos, assusta as crianças e causa insônias.


RESPOSTA DO EXERCICIO D25-5_AVA01_LI

             Filosofia, portanto, é um campo que nos permite rever os conceitos mais básicos da organização e de onde estamos e para onde vamos. Ela parte de dentro para fora, de um propósito daquilo que se quer mudar na sociedade. 
         Filosofia de vida,  significa um sistema pessoal de idéias e sentimentos a respeito do universo e do mundo. Cada ser humano, em maior ou menor grau, tenha ou não consciência deste fato, possui uma concepção própria acerca da vida, do mundo, do universo.  
O fato é que todos revelam sua filosofia de vida através de manifestações, atitudes, maneiras de
enfrentar as circunstâncias, de forma trivial, no dia-a-dia. Outros, em maior profundidade, o fazem através de artigos ou livros.
         Cada pessoa, com suas características extremamente individuais, já nos primeiros anos de sua vida, elabora uma escala de valores, embasada na família e na sociedade. Com o passar do tempo, muitos vão construindo seu sistema de valores de forma mais personalizada, muitas vezes em conflito com a família de origem e a comunidade em que se desenvolveram.


        Reflitam sobre sua vida, seus valores, suas concepções mais profundas.
 Cada um, aprimorando sua filosofia de vida, sua cosmovisão, com certeza haverá melhoras na sua própria qualidade de vida.

Abaixo, segue alguns exemplos de filosofia de vida.
http://www.cdic.com.br/Filosofia_de_vida.htm
http://despertaravida.blogspot.com.br/2007/10/filosofia-de-vida.html
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/filosofia-de-vida/44958/